Serviços

Notícias
Data 07/01/2016 00:00

Novo Rol de Procedimentos e Eventos em Saude

Mudanças estabelecidas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar garantem aos beneficiários acesso a mais 21 novos procedimentos

 

Prezado Cliente,

Começou a vigorar no dia 2 de janeiro de 2016 as novas regras referentes ao Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde para os planos contratados após 1º de janeiro de 1999 e também adaptados à Lei 9.656/1998.

A medida é resultado do processo de revisão periódica do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, que contou com reuniões do Comitê Permanente de Regulação da Atenção à Saúde (COSAÚDE) e de consulta pública realizada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Entre as principais alterações estão o implante de Monitor de Eventos (Looper) utilizado pra diagnosticar perda da consciência por causas indeterminadas; implante de cardiodesfibrilador multissítio, que ajuda a prevenir morte súbita; implante de prótese auditiva ancorada no osso para o tratamento das deficiências auditivas; e a inclusão do Enzalutamida medicamento oral para tratamento do câncer de próstata, entre outros procedimentos.

 

Veja abaixo as principais mudanças:

Inclusões:

Olho: implante de polímero intravítreo de liberação controlada para tratamento uveite e edema macular por oclusões venosas e diabetes; tratamento com pantofotocoagulação a laser para retinopatia da prematuridade.

Câncer: Enzalutamida medicamento oral para tratamento do câncer de próstata; fornecimento de medicação para o controle da dor como efeito adverso na terapia antineoplásica; Laserterapia para o tratamento da inflamação da mucosa devido a quimioterapia ou radioterapia; Termoterapia transpupilar a laser para o tratamento de melanoma.

Deficiência auditiva: implante de prótese auditiva ancorada no osso para o tratamento das deficiências auditivas.

Incontinência urinária: tratamento da hiperatividade vesical com aplicação de toxina botulínica.

Coração: implante de cardiodesfibrilador multissítio TRC-D dispositivo que ajuda a evitar morte súbita em doentes cardíacos; implante de Monitor de Eventos (Looper) utilizado para diagnosticar perda da consciência por causas indeterminadas.

Dengue: Antígeno NS1 do vírus da dengue, anticorpos IGG e IGM (teste rápido): exames laboratoriais de sangue utilizados para auxílio diagnóstico de dengue.

Doenças reumatológicas e inflamatórias: terapia imunobiológica subcutânea para artrite psoriásica, Crohn e espondilite anquilosante; Anti-CCP: exame laboratorial de sangue utilizado para auxílio diagnóstico de artrite reumatoide; HLA B27: exame laboratorial de sangue utilizado para auxílio diagnóstico de espondilites.

Fonoaudiologia: inclusão de 96 sessões por ano para pacientes que se submeteram ao implante de prótese auditiva ancorada no osso.

Nutrição: inclusão de 12 sessões por ano para gestantes e mulheres em amamentação.

 

Ampliações:

Fonoaudiologia:

De 24 para 48 sessões por ano para pacientes diagnosticados com gagueira e transtornos da fala e da linguagem.

De 48 para 96 sessões por ano para pacientes com transtornos globais do desenvolvimento, tais como autismo e Síndrome de Asperger; disfasia e afasia; pacientes portadores de implante coclear.

De 12 para 24 sessões por ano para pacientes portadores de agnosia e apraxia.

Fisioterapia:

De 01 para 02 consultas para cada nova doença.

Psicoterapia:

De 12 para 18 sessões.

 

Os procedimentos e eventos em saúde, além de observarem a segmentação do plano contratado (ambulatorial, hospitalar, hospitalar com obstetrícia, odontológica e referência), precisam preencher requisitos previstos nas Diretrizes de Utilização – DUT, Diretrizes Clínicas –DC e Protocolos de Utilização – PROUT, conforme prescrito nos Anexos da Resolução Normativa nº 387/2015 da ANS.

 

Total dos procedimentos incluindo tradução e tipo
(http://www.ans.gov.br/images/stories/noticias/pdf/tabela_procedimento_novos_rol_2015.pdf)

Diretrizes de genética
(http://www.ans.gov.br/images/stories/noticias/pdf/20151028genetica.pdf)

Perguntas e respostas
(http://www.ans.gov.br/images/stories/noticias/pdf/20151028_perguntas_respostas.pdf)

Saiba mais
(http://www.ans.gov.br/planos-de-saude-e-operadoras/espaco-do-consumidor/o-que-o-seu-plano-de-saude-deve-cobrir/como-e-elaborado-o-rol-de-procedimentos)

 

Em caso de dúvidas e para demais esclarecimentos, entre em contato com a Unimed São José dos Campos através do telefone: 0800 727 4141.

Fonte: Site ANS

 
Escrito por: 
Fonte: ANS

Voltar
Central de Atendimento ao Cliente: 0800-7274141 / Av. Dr. Nelson D'Ávila, 1365 - Jd São Dimas - Cep 12245.030
Copyright 2011 © Portal Unimed-SJC. Todos os direitos reservados. | Produzido pela informática Unimed-SJC.