Na última semana, os clientes da Unimed São Sebastião do Paraíso receberam mais uma comodidade: os serviços oferecidos pelo Programa Viver Bem da singular passaram a incluir também o acompanhamento de pacientes crônicos em grupo e atividades físicas na academia inaugurada no Núcleo de Promoção à Saúde da Cooperativa. A estréia dos grupos foi marcada com palestras de prevenção ao diabetes ministradas pela nutricionista do programa e um médico endocrinologista do corpo clínico da Singular.

A academia recebe os grupos divididos em turmas montadas de acordo com os perfis traçados nos planos de cuidados com os pacientes. As aulas acontecem 2 vezes por semana para cada turma e envolvem ginástica funcional, ginástica aeróbica e atividades psicomotoras.

O Programa Viver Bem atua nas áreas de educação, promoção, prevenção, tratamento de doenças e redução de fatores de risco com ações abertas à comunidade, palestras, atendimento em empresas e acompanhamento de pacientes portadores de doenças crônicas. A equipe do programa é formada por profissionais das áreas de enfermagem, nutrição, fisioterapia, clínica médica e clínica geriátrica.

Os grupos de acompanhamento de pacientes crônicos têm como objetivos: retardar a evolução das patologias, melhorar a qualidade de vida dos participantes, reduzir o número de internações, intervenções e oferecer aos pacientes educação voltada à saúde, promoção e prevenção.

Para fazer parte dos grupos de acompanhamento ou participar das atividades, o paciente deve se enquadrar em um dos seguintes quadros: Hipertensão Arterial, Diabetes Mellitus, Insuficiência Cardíaca ou Coronariana, antecedentes ou história atual de infarto, antecedentes ou história atual de Acidente Vascular Cerebral/encefálico, antecedentes ou história atual de dislipidemias, antecedentes ou história atual de obesidade, alto custo persistente (relacionado a doenças crônicas) ou Índice elevado de utilização (consultas, exames, internações, dentre outras).

A captação dos pacientes é realizada através de encaminhamento médico, triagem nos clientes empresariais, análise nos bancos de dados da singular ou procura espontânea.

Mais informações:

(35) 3539-8403 Mayra Pimenta

mayra@unimedssp.coop.br

Publicações

Navegue nas páginas internas dessa sessão