A Governança Corporativa é o sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas. A Unimed São José dos Campos utiliza a Governança como instrumento para orientar a gestão e nortear todo processo de mudança da cultura organizacional. Para que fosse possível o alcance dos resultados almejados em 2016, a administração da Cooperativa implantou diversas medidas vinculadas aos Princípios de Governança, contudo, mantendo na essência os 7 Princípios do Cooperativismo, como norteadores de nossas condutas para alcance dos objetivos sociais.

De acordo com o Sistema OCB/SESCOOP, em seu “Manual de Boas Práticas de Governança Cooperativa”, a expressão ‘Governança’ significa um modelo de direção estratégica, fundamentado nos valores e princípios cooperativistas, que estabelece práticas éticas visando garantir a consecução dos objetivos sociais e assegurar a gestão de modo sustentável em consonância com os interesses dos cooperados.

A adoção de boas práticas de Governança na Cooperativa garante a gestão de acordo com o Sistema Cooperativista Nacional e tem por finalidade:

  •  Ampliar a transparência da administração da sociedade cooperativa;

  • Facilitar o desenvolvimento e a competitividade das cooperativas;

  • Contribuir para a sustentabilidade e perenidade do modelo cooperativista;

  • Aprimorar a participação do cooperado no processo decisório;

  • Obter melhores resultados econômico financeiros;

  • Incentivar a inovação e proporcionar a melhoria da qualidade dos serviços ao quadro social; 

  • Aplicar a responsabilidade social como integração da cooperativa com a sociedade civil.

De acordo com o referido Manual, os Princípios da Governança Cooperativa são:

Autogestão

É o processo pelo qual os próprios cooperados, de forma democrática e por meio de organismos de representatividade e autoridade legítimos, assumem a responsabilidade pela direção da cooperativa e pela prestação de contas da gestão;

Senso de Justiça

É o tratamento dado a todos os cooperados com igualdade e equidade em suas relações com a cooperativa e nas relações desta com suas demais partes interessadas;

Transparência

É facilitar voluntariamente o acesso das partes interessadas às informações que vão além daquelas determinadas por dispositivos legais, visando à criação de um ambiente de relacionamento confiável e seguro;

Educação

É investir no desenvolvimento do quadro social visando à formação de lideranças, para que estas tragam em seus conhecimentos de gestão e administração a essência da identidade cooperativa;

Sustentabilidade

É a busca por uma gestão ética nas relações internas e externas para geração e manutenção de valor a todas as partes interessadas, visando à perenidade da cooperativa.

Dr. Fábio Roberto da Silva Baptista

Diretor Presidente

Médico formado pela Universidade de Mogi das Cruzes (1990), especialista em Cardiologia e Medicina Esportiva, tornou-se cooperado da Unimed São José dos Campos em 05 de novembro de 2003 e atuou como Diretor de Assistencia e Promoção à Saúde da Cooperativa desde 2015.

 

Dr. Julio Cesar Teixeira Amado

Diretor Administrativo Financeiro

Médico formado pela Escola de Medicina da Universidade Federal Fluminense (1980), especialista em Obstetrícia e Ginecologia, tornou-se cooperado da Unimed São José dos Campos em 16 de outubro de 1984, atuou como Diretor de Regulação e Recursos Próprios de 2003 a 2012 e como Diretor Presidente da Cooperativa desde 2011.

 

Dr. Alexandre de Souza Muassab

Diretor de Mercado

Médico formado pela Universidade de Taubaté (1996) especialista em Ultrassonografia, tornou-se cooperado da Unimed São José dos Campos em 02 de maio de 2005 e como Conselheiro da Cooperativa desde 2017.

 

Dr. Gerson Vielas Alves

Diretor de Promoção e Assistência à Saúde

Médico formado pela Universidade de Taubaté (1989) especialista em Ortopedia e Traumatologia, tornou-se cooperado da Unimed São José dos Campos em 24 de maio de 1993 e atuou como Conselheiro da Cooperativa em 2011.

 

Dr. Fernando Martins Soares

Diretor de Recursos Próprios

Médico formado pela Universidade Estadual de Campinas (1999), especialista em Anestesiologia, tornou-se cooperado da Unimed São José dos campos em 16 de março de 2005 e atuou como Conselheiro da Cooperativa de 2015 à 2019.

 

Dr. Sergio Dos Passos Ramos

Conselheiro Vogal Titular

Médico formado pela Universidade Estadual de Campinas (1971), especialista em Obstetrícia e Ginecologia, tornou-se cooperado da Unimed São José dos Campos em 05 de dezembro de 1975 e atua como Conselheiro da Cooperativa desde 2015.

 

Dra. Denise da Silva Dias

Conselheira Vogal Titular

Médica formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (1985), especialista em Obstetrícia e Ginecologia, tornou-se cooperada da Unimed São José dos Campos em 10 de janeiro de 1989.

 

Dr. Aurélio Tucci de Almeida

Conselheiro Vogal Titular

Médico formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1999), especialista em Geriatria, tornou-se cooperado da Unimed São José dos campos em 21 de junho de 2008 e atua como Conselheiro da Cooperativa desde 2015.

 

Dr. Fabio Marques do Nascimento

Conselheiro Vogal Suplente

Médico formado pela Universidade de São Paulo – USP (2005), especialista em Oftalmologia, tornou-se cooperado da Unimed São José dos Campos em 18 de fevereiro de 2013. Atuou como Coordenador de Relacionamento com Cooperados e do Núcleo de Educação Cooperativista e Responsabilidade Socioambiental de 2014 à 2019.

 

Dr. Marcelo Cobra Hilário

Conselheiro Vogal Suplente

Médico formado pela Universidade de Taubaté (1992) especialista em Ultrassonografia, tornou-se cooperado da Unimed São José dos Campos em 23 de dezembro de 1988.

Dra. Melissa Quirino Souza e Silva

Conselheira Titular

Médica formada pela Faculdade de Medicina de Petrópolis (2004) especialista em Mastologia, tornou-se cooperada da Unimed São José dos Campos em 02 de março de 2011.



Dr. Roland Freire de Oliveira

Conselheiro Titular

Médico formado pela Universidade Federal Fluminense (1999) especialista em Anestesiologia, tornou-se cooperado da Unimed São José dos Campos em 09 de maio de 2007.



Dr. Iunes Feiz Limissuri Junior

Conselheiro Titular

Médico formado pela Universidade de Taubaté (2001) especialista em Ultrassonografia, tornou-se cooperado da Unimed São José dos Campos em 14 de fevereiro de 2013. Atuou como Coordenador do Centro de Diagnóstico Integrado – CDI do Santos Dumont Hospital até 2019.

 

Dr. Luiz Alberto Siqueira Vantine

Conselheiro Suplente

Médico formado pela Universidade Federal do Paraná (1969), especialista em Obstetrícia e Ginecologia, tornou-se cooperado da Unimed São José dos Campos em 16 de fevereiro de 1978 e atuou como Diretor de Mercado da Cooperativa de 2015 à 2019.


Dra. Margaret Inácia Guedes Queiroga

Conselheira Suplente

Médica formada pela Fundação Educacional Oswaldo Aranha (1990), especialista em Nefrologia, tornou-se cooperada da Unimed São José dos Campos em 30 de agosto de 1995 e atua como Conselheira da Cooperativa desde 2015.

 

Dr. José Adalberto Motta

Conselheiro Suplente


Médico formado pela Universidade de Taubaté (1979) especialista em Clínica Médica, tornou-se cooperado da Unimed São José dos Campos em 28 de abril de 1983.

Dr. Renato Sergio Santos Siqueira

Conselheiro Técnico Disciplinar (Titular)

Médico formado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1983) especialista em Obstetrícia e Ginecologia, tornou-se cooperado da Unimed São José dos Campos em 07 de maio de 1986.

 

Dr. Gabriel Camargo Correa

Conselheiro Técnico Disciplinar (Titular)

Médico formado pela Fac.de Medicina de São José do Rio Preto (2006) especialista em Oftalmologia, tornou-se cooperado da Unimed São José dos Campos em 20 de fevereiro de 2013.

 

Dr. Ricardo de Alvarenga Yoshida

Conselheiro Técnico Disciplinar (Titular)

Médico formado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2002), especialista em cirurgia vascular, tornou-se cooperado da Unimed São José dos Campos em 27 de agosto de 2015 e atua como Conselheiro da Cooperativa desde 2018. 

 

Dra. Renata Lúcia Calado Souza Lima

Conselheira Técnica Disciplinar (Titular)

Médica formada pela Fundação Lusíada - Faculdade de Ciências Médicas de Santos (2006) especialista em Anestesiologia, tornou-se cooperada da Unimed São José dos Campos em 16 de dezembro de 2010. Atuou como Coordenadora de Relacionamento com Cooperados de 2016 à 2017.

 

Dra. Leila Maria Magalhães Pessoa de Melo

Conselheira Técnico Disciplinar (Titular)

Médica formada pela Universidade Federal de Pernambuco (1998), especialista em Hematologia, tornou-se cooperada da Unimed São José dos campos em 27 de setembro de 2012 e atua como Conselheira da Cooperativa desde 2015.

 

Dr. Rafael Kallaur

Conselheiro Técnico Disciplinar (Suplente)

Médico formado pela Faculdade de Medicina de Jundiaí (2002) especialista em Ortopedia e Traumatologia, tornou-se cooperado da Unimed São José dos Campos em 05 de maio de 2010.

 

Dr. Carlos Alberto Lopes Martins Filho

Conselheiro Técnico Disciplinar (Suplente)

Médico formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (1985) especialista em Pediatria, tornou-se cooperado da Unimed São José dos Campos em 10 de fevereiro de 1988.

O que é o código de conduta?

É um instrumento destinado a aprimorar os relacionamentos internos e externos das cooperativas do Sistema Unimed, princípios que norteiam a conduta de colaboradores, dirigentes e cooperados que ocupam cargos administrativos, perante suas partes interessadas.

Clique aqui para saber mais.


Mapa Estratégico 2019-2020

 O Processo de certificação do Selo de Governança e Sustentabilidade, conferido pela Unimed do Brasil, tem como objetivo principal, estimular o Sistema Unimed à prática da Governança Cooperativa e à Gestão para a Sustentabilidade como um diferencial. Este ano, a certificação incorporou novos aspectos de governança e gestão tomando por base a sustentabilidade.

Antes, a Unimed do Brasil concedia dois selos distintos: o de sustentabilidade e de governança. Agora, é um só. Por isso, na avaliação foram incorporados novos parâmetros relacionados às boas práticas de mercado e novos requisitos foram levados em conta, principalmente o equilíbrio econômico-financeiro.

A conquista da categoria prata certifica que a Cooperativa adota requisitos de governança e sustentabilidade nos seus processos e práticas cotidianas, assegurando a transparência e equidade na relação com seus públicos estratégicos.

Selo de Responsabilidade Social

A Unimed obteve a renovação do Selo de Responsabilidade Social concedido pela Unimed do Brasil em reconhecimento as ações das singulares de todo o país. Em 2011, com 73,80 pontos, manteve-se no estágio 3 nas práticas de responsabilidade social, numa escala que vai até o estágio 4. A cooperativa assimilou o conceito de gestão socialmente responsável e alcançou o estágio/profundidade de maturidade.

Para que se alcançasse este estágio, diversos programas e ações foram desenvolvidos e implantados, dentre os quais destacam-se:

  • Programas de Incentivo à Cultura: Mosaico Teatral
  • Programas de Inclusão Digital e Capacitação Profissional: Projeto Félix , Curso de Formação de Recepcionistas
  • Programas de Reciclagem e Conscientização Ambiental: Lixo Reciclável, Reciclagem de Lâmpadas Fluorescentes, Pilhas e Baterias
  • Programa de Educação Ambiental – Brasil Florido
  • Grupo de Comunicação – Catalisador de Projetos Sociais

 

 

Institucional

Navegue nas páginas internas dessa sessão