A Governança Corporativa é o sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas. A Unimed São José dos Campos utiliza a Governança como instrumento para orientar a gestão e nortear todo processo de mudança da cultura organizacional. Para que fosse possível o alcance dos resultados almejados em 2016, a administração da Cooperativa implantou diversas medidas vinculadas aos Princípios de Governança, contudo, mantendo na essência os 7 Princípios do Cooperativismo, como norteadores de nossas condutas para alcance dos objetivos sociais.

De acordo com o Sistema OCB/SESCOOP, em seu “Manual de Boas Práticas de Governança Cooperativa”, a expressão ‘Governança’ significa um modelo de direção estratégica, fundamentado nos valores e princípios cooperativistas, que estabelece práticas éticas visando garantir a consecução dos objetivos sociais e assegurar a gestão de modo sustentável em consonância com os interesses dos cooperados.

A adoção de boas práticas de Governança na Cooperativa garante a gestão de acordo com o Sistema Cooperativista Nacional e tem por finalidade:

  •  Ampliar a transparência da administração da sociedade cooperativa; • Facilitar o desenvolvimento e a competitividade das cooperativas;

  • Contribuir para a sustentabilidade e perenidade do modelo cooperativista;

  • Aprimorar a participação do cooperado no processo decisório;

  • Obter melhores resultados econômico financeiros;

  • Incentivar a inovação e proporcionar a melhoria da qualidade dos serviços ao quadro social; 

  • Aplicar a responsabilidade social como integração da cooperativa com a sociedade civil.

De acordo com o referido Manual, os Princípios da Governança Cooperativa são:

Autogestão

É o processo pelo qual os próprios cooperados, de forma democrática e por meio de organismos de representatividade e autoridade legítimos, assumem a responsabilidade pela direção da cooperativa e pela prestação de contas da gestão;

Senso de Justiça

É o tratamento dado a todos os cooperados com igualdade e equidade em suas relações com a cooperativa e nas relações desta com suas demais partes interessadas;

Transparência

É facilitar voluntariamente o acesso das partes interessadas às informações que vão além daquelas determinadas por dispositivos legais, visando à criação de um ambiente de relacionamento confiável e seguro;

Educação

É investir no desenvolvimento do quadro social visando à formação de lideranças, para que estas tragam em seus conhecimentos de gestão e administração a essência da identidade cooperativa;

Sustentabilidade

É a busca por uma gestão ética nas relações internas e externas para geração e manutenção de valor a todas as partes interessadas, visando à perenidade da cooperativa.

Dr. Julio Cesar Teixeira Amado

Diretor Presidente

Médico formado pela Escola de Medicina da Universidade Federal Fluminense (1980), especialista em Obstetrícia e Ginecologia, tornou-se cooperado da Unimed São José dos campos em 16 de outubro de 1984, Diretor de Regulação e Recursos Próprios de 2003 a 2012 e atua como Diretor Presidente da Cooperativa desde 2011.

 

Dr. Nelson de Almeida

Diretor Administrativo Financeiro

Médico formado pela Universidade Estadual de Campinas (1986), especialista em Urologia, tornou-se cooperado da Unimed São José dos campos em 07 de março de 1990, atuou como Diretor de Mercado da Unimed São José dos Campos de 2003 a 2011, e atua como Diretor Administrativo Financeiro da Cooperativa desde 2011.

 

Dr. Luiz Alberto Siqueira Vantine

Diretor de Mercado

Médico formado pela Universidade Federal do Paraná (1969), especialista em Obstetrícia e Ginecologia, tornou-se cooperado da Unimed São José dos campos em 16 de fevereiro de 1978 e atua como Diretor de Mercado da Cooperativa desde 2015.

 

Dr. Fábio Roberto da Silva Baptista

Diretor de Assistencia e Promoção à Saúde

Médico formado pela Universidade de Mogi das Cruzes (1990), especialista em Cardiologia e Medicina Esportiva, tornou-se cooperado da Unimed São José dos campos em 05 de novembro de 2003 e atua como Diretor de Assistencia e Promoção à Saúde da Cooperativa desde 2015.

 

Dr. Lauro Benedito Hanna

Diretor de Recursos Próprios

Médico formado pela Universidade do Rio de Janeiro (1983), especialista em Endocrinologia, tornou-se cooperado da Unimed São José dos campos em 27 de abril de 1988, atuou como Diretor Presidente da Unimed São José dos Campos de 2003 a 2011 e atua como Diretor de Recursos Próprios da Cooperativa desde 2011.

 

Dra. Margaret Inácia Guedes Queiroga

Conselheira Vogal

Médica formada pela Fundação Educacional Oswaldo Aranha (1990), especialista em Nefrologia, tornou-se cooperada da Unimed São José dos campos em 30 de agosto de 1995 e atua como Conselheira da Cooperativa desde 2015.

 

Dr. Fernando Martins Soares

Conselheiro Vogal

Médico formado pela Universidade Estadual de Campinas (1999), especialista em Anestesiologia, tornou-se cooperado da Unimed São José dos campos em 16 de março de 2005 e atua como Conselheiro da Cooperativa desde 2015.

 

Dr. Ronaldo Pereira Mello Macedo

Conselheiro Vogal

Médico formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982), especialista em Pediatria e Nutrologia, tornou-se cooperado da Unimed São José dos campos em 23 de setembro de 1987 e atua como Conselheiro da Cooperativa desde 2015.

 

Dr. Éder Teixeira Cardoso

Conselheiro Suplente

Médico formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), especialista em Endocrinologia, tornou-se cooperado da Unimed São José dos campos em 01 de junho de 2002 e atua como Conselheiro da Cooperativa desde 2015.

 

Dr. Sergio Dos Passos Ramos

Conselheiro Suplente

Médico formado pela Universidade Estadual de Campinas (1971), especialista em Obstetrícia e Ginecologia, tornou-se cooperado da Unimed São José dos campos em 05 de dezembro de 1975 e atua como Conselheiro da Cooperativa desde 2015.

Dr. Alexandre de Souza Muassab

Conselheiro Vogal

Médico formado pela Universidade de Taubaté (1996) especialista em Ultrassonografia, tornou-se cooperado da Unimed São José dos campos em 02 de maio de 2005 e atua como Conselheiro da Cooperativa desde 2017.

 

Dra. Maria das Graças M. de Andrade Brum

Conselheiro Vogal

Médica formada pela Universidade Estadual de Campinas, especialista em Nefrologia, tornou-se cooperada da Unimed São José dos campos em 15 de setembro de 1988 e atua como Conselheira da Cooperativa desde 2015.

 

Dr. Luiz Carlos de Souza Menezes

Conselheiro Vogal

Médico formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1971), especialista em Clinica Médica, tornou-se cooperado da Unimed São José dos campos em 21 de junho de 2008 e atua como Conselheiro da Cooperativa desde 2017.

 

Dr. Adel Charaf Eddine

Conselheiro Suplente

Médico formado pelo Centro de Ensino Superior de Valença (1981), especialista em Pediatria, tornou-se cooperado da Unimed São José dos campos em 15 de fevereiro 1989 e atua como Conselheiro da Cooperativa desde 2017.

 

Dr. Cesar Augusto Carneiro Pinto

Conselheiro Suplente

Médico formado pela Faculdade de Medicina de Itajubá (1989) especialista em Clinica Médica, tornou-se cooperado da Unimed São José dos campos em 18 de Agosto de 1994 e atua como Conselheiro da Cooperativa desde 2017.

 

Dr. Eduardo Cunha Costa Marques

Conselheiro Suplente

Médico formado pela Universidade Gama Filho (1983), especialista em Oftalmologia, tornou-se cooperado da Unimed São José dos campos em 06 de abril de 1988 e atua como Conselheiro da Cooperativa desde 2016.

Dr. Othon Mercadante Becker

Conselheiro Técnico Disciplinar (Titular)

Médico formado pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos - Fundação Lusíada (1981), especialista em Pediatria, tornou-se cooperado da Unimed São José dos campos em 01 de junho de 2002 e atua como Conselheiro da Cooperativa desde 2015.

 

Dr. Arnaldo Mendonça Rennó

Conselheiro Técnico Disciplinar (Titular)

Médico formado pela Faculdade de Medicina de Itajubá (1984), especialista em Obstetrícia e Ginecologia, tornou-se cooperado da Unimed São José dos campos em 18 de janeiro de 1989 e atua como Conselheiro da Cooperativa desde 2015.

 

Dr. Aurélio Tucci Almeida

Conselheiro Técnico Disciplinar (Titular)

Médico formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1999), especialista em Geriatria, tornou-se cooperado da Unimed São José dos campos em 21 de junho de 2008 e atua como Conselheiro da Cooperativa desde 2015.

 

Dra. Jéssica Negris Rezende

Conselheira Técnica Disciplinar (Titular)

Médica formada pela Universidade do Vale do Sapucaí (2003), especialista em Oftalmologia, tornou-se cooperada da Unimed São José dos campos em 03 de março de 2011 e atua como Conselheira da Cooperativa desde 2015.

 

Dr. Paulo Augusto Teixeira Pinto

Conselheiro Técnico Disciplinar (Titular)

Médico formado pela Faculdade de Medicina de Itajubá (1992), especialista em Dermatologia, tornou-se cooperado da Unimed São José dos campos em 31 de agosto de 1995 e atua como Conselheiro da Cooperativa desde 2015.

 

Dr. Marcelo Naoki Soki

Conselheiro Técnico Disciplinar (Suplente)

Médico formado pela Universidade Estadual de Campinas (2005), especialista em Otorrinolaringologia, tornou-se cooperado da Unimed São José dos campos em 24 de fevereiro de 2011 e atua como Conselheiro da Cooperativa desde 2015.

 

Dra. Leila M. M. Pessoa de Melo

Conselheira Técnica Disciplinar (Suplente)

Médica formada pela Universidade Federal de Pernambuco (1998), especialista em Hematologia, tornou-se cooperada da Unimed São José dos campos em 27 de setembro de 2012 e atua como Conselheira da Cooperativa desde 2015.

O que é o código de conduta?

É um instrumento destinado a aprimorar os relacionamentos internos e externos das cooperativas do Sistema Unimed, princípios que norteiam a conduta de colaboradores, dirigentes e cooperados que ocupam cargos administrativos, perante suas partes interessadas.

Clique aqui para saber mais.

mapa estratégico 2018-2020

 O Processo de certificação do Selo de Governança e Sustentabilidade, conferido pela Unimed do Brasil, tem como objetivo principal, estimular o Sistema Unimed à prática da Governança Cooperativa e à Gestão para a Sustentabilidade como um diferencial. Este ano, a certificação incorporou novos aspectos de governança e gestão tomando por base a sustentabilidade.

Antes, a Unimed do Brasil concedia dois selos distintos: o de sustentabilidade e de governança. Agora, é um só. Por isso, na avaliação foram incorporados novos parâmetros relacionados às boas práticas de mercado e novos requisitos foram levados em conta, principalmente o equilíbrio econômico-financeiro.

A conquista da categoria prata certifica que a Cooperativa adota requisitos de governança e sustentabilidade nos seus processos e práticas cotidianas, assegurando a transparência e equidade na relação com seus públicos estratégicos.

Selo de Responsabilidade Social

A Unimed obteve a renovação do Selo de Responsabilidade Social concedido pela Unimed do Brasil em reconhecimento as ações das singulares de todo o país. Em 2011, com 73,80 pontos, manteve-se no estágio 3 nas práticas de responsabilidade social, numa escala que vai até o estágio 4. A cooperativa assimilou o conceito de gestão socialmente responsável e alcançou o estágio/profundidade de maturidade.

Para que se alcançasse este estágio, diversos programas e ações foram desenvolvidos e implantados, dentre os quais destacam-se:

  • Programas de Incentivo à Cultura: Mosaico Teatral
  • Programas de Inclusão Digital e Capacitação Profissional: Projeto Félix , Curso de Formação de Recepcionistas
  • Programas de Reciclagem e Conscientização Ambiental: Lixo Reciclável, Reciclagem de Lâmpadas Fluorescentes, Pilhas e Baterias
  • Programa de Educação Ambiental – Brasil Florido
  • Grupo de Comunicação – Catalisador de Projetos Sociais

 

 

Institucional

Navegue nas páginas internas dessa sessão