A Unimed São José dos Campos está participando do Projeto Parto Adequado, uma iniciativa desenvolvida pela ANS, pelo Institute for Healthcare Improvement (IHI) e pelo Hospital Albert Einstein, com apoio do Ministério da Saúde, que visa à melhoria na prática obstétrica no Brasil, reforça a preocupação quanto à realização de cesáreas desnecessárias e busca sensibilizar gestantes e profissionais de saúde para que evitem o parto agendado.

O objetivo é valorizar o parto adequado e as práticas humanizadas durante o atendimento às gestantes, durante o trabalho de parto, reduzindo riscos desnecessários no atendimento materno infantil.

 

Parto Normal  

O parto normal é método natural de nascer durante o qual a mãe produz Substâncias capazes de proteger o recém-nascido e favorecer a amamentação, por isso é importante que a mulher entre em trabalho de parto. A sua recuperação é imediata, pois, após o nascimento a mãe poderá levantar-se e cuidar de seu filho.

Contudo, algumas mulheres apresentam contraindicação para este tipo de parto devido a condições de saúde preexistentes ou por complicações durante o trabalho de parto havendo indicação para realização da cirurgia. O parto normal pode também apresentar risco de lesão no períneo.

 

Parto Cesária  

A cesariana, quando indicada por razões clínicas, é uma cirurgia segura e com baixa frequência de complicações graves. No entanto, quando realizada sem uma razão médica que a justifique, apresenta riscos de complicações cirúrgicas, como infecções e hemorragia que podem resultar em morte materna.

Quanto ao recém-nascido, podem ocorrer lesões no momento da retirada do bebê ou outras complicações após o nascimento como infecções e pneumonias, riscos de prematuridade e internação em UTI nos casos em que a cirurgia é feita antes de 39 semanas de gestação, além de aumentar em 20 vezes a chance do bebê apresentar dificuldade respiratória quando a cirurgia é feita entre 37 e 38 semanas.

Persistindo dúvidas não hesite em voltar a discutir com seu médico sobre

 

Participam do projeto:

  • Hospitais que prestam serviços de atenção ao parto e ao nascimento, na saúde suplementar e/ou na saúde pública;
  • Operadoras de planos de saúde com hospitais da rede própria ou por meio de apoio à rede credenciada

O Hospital São Francisco um dos nossos prestadores Materno Infantil foi o escolhido no biênio 2017/2018 para ser nosso piloto no Projeto Parto Adequado.

Hospital São Francisco de Assis - Rua Ernesto Duarte, 70 - Parque Califórnia Jacareí – São Paulo Telefone: (12) 3954-2400