Em geral, as pessoas já sabem o que precisam comer para por em prática a tão desejada e necessária alimentação saudável. Não há dúvida de que os alimentos prontos facilitam muito a vida de quem tem o tempo escasso, mas hoje em dia já existe uma consciência sobre a necessidade de melhores escolhas à mesa. Mas, como organizar o dia a dia, de forma a comer certo sem comprometer bons hábitos alimentares já adquiridos?

Antes de qualquer coisa é preciso estabelecer uma meta e elaborar um cardápio, sempre considerando condições de saúde. Está acima do peso? Então, é preciso reduzir calorias. O colesterol ultrapassou a faixa de normalidade? É preciso evitar produtos de origem animal. O problema é a glicemia? Carboidratos simples precisam ficar fora do alcance.

Uma vez estabelecido o objetivo, é hora de ir às compras. O que não pode faltar na geladeira: pão integral, requeijão light, leite semidesnatado, iogurte (prefira os claros, que não contém corantes),  queijo fresco, ovos, verduras de folhas que devem ser guardadas já higienizadas (alface americana, rúcula, agrião, chicória, espinafre), legumes versáteis que podem ser consumidos crus ou cozidos (cenoura, beterraba), berinjela (com elas você pode preparar patês ou um delicioso Ratatouille), pimentão, cebola, cheiro verde (este você pode higienizar, picar miudinho e congelar) tomate, pepino (com eles você pode preparar saladas rápidas ou adicionar a lanches naturais). E fora da geladeira não podem faltar frutas frescas como laranja, banana, mamão, maçã, pêra, limão, etc., aveia, granola, pão intetegral, arroz integral, açúcar demerara, azeite de oliva extra-virgem, chocolate meio amargo, queijo petit-suisse light e frutas secas como damascos, ameixas e uvas-passas.

Com um estoque tão nutritivo quanto saboroso, não haverá espaço para a fome e a mudança de hábitos se fará naturalmente. Sim, com uma logística bem estruturada e o firme propósito de manter a saúde, a alimentação equilibrada pode estar ao alcance de qualquer pessoa.

Com carinho,

Sheila Castro – Nutricionista
sheila.castro@unimedsjc.com.br

Publicações

Navegue nas páginas internas dessa sessão