O Natal é a data em que comemoramos o nascimento de Jesus Cristo, mas foi somente a partir do século IV que o dia 25 de dezembro foi estabelecido como data oficial de comemoração. De qualquer forma, é momento marcado por grande alegria, generosidade e amor, estimulando o encontro com a família, amigos e todas as pessoas à nossa volta.

A ceia de Natal, como qualquer refeição, deve atender demandas orgânicas, pois a saúde precisa estar em foco. No entanto, a importância da data sugere alguns mimos que suprem também demandas afetivas, combinando perfeitamente com o espírito natalino. O melhor cardápio precisa ir além do trivial, permitindo a satisfação plena do sabor, pela inclusão de ingredientes que apenas estimulam nossas papilas gustativas, mas que deixam marcas na memória.

A comemoração do Natal brasileiro segue tendências europeias, que utiliza os assados, castanhas, frutas desidratadas e vinho como estrelas da festa, mas podemos sim, dar um toque tropical ao cardápio, preferindo as frutas em seu estado natural e incluindo saladas frias de legumes e verduras, além dos sucos naturais, o que certamente combina mais com o verão que vivemos. No entanto, o creme de leite, sorvetes, chocolate, bem como sobremesas mais elaboradas, podem compor o cardápio de Natal, devendo ser consumidos com moderação.

Uma ideia é elaborar com cuidado o cardápio natalino, oferecendo um carboidrato de alta qualidade, como o arroz integral combinado com castanhas; uma suntuosa salada verde contendo legumes e folhas diversas, além de fatias de frutas; um ou mais assados que agradem a família, guarnecidos de purê de batatas ou uma rica farofa; e finalmente a requintada sobremesa, que pode ser um bolo especial, sorvetes finos ou outras receitas, sempre acompanhada de frutas da época, a melhor garantia de leveza e saúde.

É Natal! Oportunidade imperdível para estar com quem amamos, nutrir o corpo com o melhor e desfrutar das delícias que os alimentos podem nos oferecer.

Com carinho,
Sheila Castro - Nutricionista
sheila.castro@unimedsjc.coop.br

Publicações

Navegue nas páginas internas dessa sessão