A correria do dia a dia acaba por forçar uma rotina alimentar, nem sempre adequada a quem deseja manter a saúde. Refeições rápidas, cardápio pobre em nutrientes e inclusão maciça de alimentos processados no cardápio, são apenas alguns pontos que põem em risco a nutrição. O desjejum, embora devesse ser a melhor refeição do dia, muitas vezes é omitido ou adaptado, com o propósito de ganhar tempo e evitar atrasos ao trabalho. Para conter a fome no período da manhã, o café pode chegar em quantidade excessiva, prejudicando a memória de longo prazo e, não raro, biscoitos e salgadinhos também encontram espaço nas primeiras horas do dia, garantindo a oferta de calorias que serão convertidas em gordura corporal.

Ao aproximar-se o momento do almoço, o corpo já identificou a baixa qualidade nutricional do cardápio e investe pesado na intensidade da fome, com a esperança de que o indivíduo coma tudo o que precisa. Mas, também neste momento, o cuidado com o prato nem sempre se faz presente. O apetite é voraz, mas o tempo continua escasso e a escolha pelo saboroso e fácil de comer, é comum, postergando-se mais uma vez, o adequado atendimento das necessidades nutricionais básicas.

Enfim, é chegado o momento do jantar. O dia foi difícil, o cansaço é grande e dificulta o preparo de uma refeição nutritiva e saborosa. É quando surge a ideia de um lanche, sempre fácil de fazer e permitindo os mais inusitados recheios. É permitido sim, substituir o jantar por um lanche, desde que se pense em sua composição. O pão em versão integral é item inegociável, que precisa ter em seu interior uma fonte de proteína animal ou vegetal, bem como alimentos crus, que chamamos de reguladores, e que garantem a alta qualidade nutricional do sanduíche. E nem é preciso acompanhar com líquidos como sucos, refrigerantes, chás ou mesmo água, que podem comprometer a absorção de alguns nutrientes.

E como qualquer outra, a refeição noturna deve atender requisitos nutricionais básicos, como quantidade e qualidade, essenciais a uma saúde perfeita.

 

Com carinho,

Sheila Castro – Nutricionista

NAIS/VIVER BEM

sheila.castro@unimedsjc.coop.br

Publicações

Navegue nas páginas internas dessa sessão