Água, ossos, gordura e músculos formam o arcabouço do nosso corpo e, para que o projeto de vida dê certo, é preciso oferecer a ele, por meio da alimentação, o material necessário para manter o equilíbrio. Carências ou excessos podem produzir danos importantes, pondo em risco a saúde como um todo.

Em volume, a água supera todos os componentes, já que representa 70% do peso corporal, em média. Ela participa de toda e qualquer reação bioquímica e temos sorte de encontrá-la ainda tão disponível e em qualidade aceitável no planeta. E, por ser um pedido de socorro em momentos de grande necessidade, não devemos esperar a sede chegar para buscar água.

Os ossos tem a função de oferecer suporte, proteção, possibilitar os movimentos, estocar minerais como cálcio, fósforo, sódio e potássio e até mesmo produzir células do sangue. Assim, temos motivos de sobra para cuidar do esqueleto, garantindo a oferta contínua de cálcio e vitamina D, indispensáveis à saúde óssea. Importante lembrar que em nossa cultura, os laticínios contribuem com a oferta de 75% do cálcio da dieta.

Embora ostentem o troféu de vilãs, as gorduras também desempenham papel importante na manutenção da saúde. Elas participam da coagulação do sangue, transportam vitaminas e até ajudam a estocar energia. Evitar frituras, manter sob controle o consumo de alimentos gordurosos e incluir no cardápio as sementes oleaginosas, são importantes passos para quem deseja obter o melhor do grupo das gorduras.

Mas a massa muscular dá um show de competência, pois não se contenta com a função de sustentar o próprio corpo, estimular a massa óssea ou conferir à figura humana a melhor aparência. Ela vai muito além, fornecendo matéria prima para produção de anticorpos, garantindo a imunidade e protegendo a vida.

Para manter a saúde em alta, é preciso compreender como o corpo funciona, oferecendo-lhe tudo o que precisa. Essa é a receita infalível para uma vida longa e cheia de alegria. Para manter a saúde em alta, é preciso compreender como o corpo funciona, oferecendo-lhe tudo o que precisa. Essa é a receita infalível para uma vida longa e cheia de alegria. 

Com carinho,

Sheila Castro – Nutricionista

NAIS/VIVER BEM

sheila.castro@unimedsjc.coop.br

Publicações

Navegue nas páginas internas dessa sessão