Superando a dieta na busca de controle do peso, os hábitos do cotidiano são garantia para quem deseja mais disposição, saúde e longevidade. Confira alguns deles:

- Perca peso sem mudar radicalmente o cardápio. Para isso, diminua o consumo de refrigerantes, frios, frituras e salgadinhos e o ponteiro da balança vai parar exatamente onde você quer.

- Uma fruta média nos fornece algo em torno de 80 calorias, mas quando a trituramos e adicionamos açúcar, a quantas calorias poderemos chegar? Evite os sucos de frutas, mesmo os naturais.

- As torradas são facilmente digeríveis, mas conferem curta saciedade, criando a necessidade de uma nova refeição.  Pão integral sacia mais e ajuda no controle da fome.

- Mais disciplina na hora de fazer o prato é o caminho mais curto a quem deseja perder peso e manter a saúde. Coma de tudo um pouco e faça um prato colorido, para receber tudo o que precisa.

- Não é preciso abrir mão do prazer de comer para ter o peso que quer. Permita-se comer o que gosta de vez em quando, mas não abuse da quantidade. Essa é a melhor forma de fazer dieta.

Hábitos alimentares são adquiridos ao longo do tempo e chegam em nossa vida para resolver a escassez do tempo, compensar frustrações, adequar o orçamento e até mesmo para quebrar a rotina. Mas a saúde é preciosa demais para conservar por toda a vida, hábitos que foram necessários em outros tempos e pouca ou nenhuma relação guardam com a realidade atual.

 

Com carinho,

Sheila Castro – Nutricionista

NAIS/VIVER BEM

sheila.castro@unimedsjc.coop.br

Publicações

Navegue nas páginas internas dessa sessão