O Núcleo de Atenção Integral à Saúde (NAIS), da Unimed São José dos Campos, realizou o último Encontro de Cuidadores e Familiares de 2019. O evento é uma ação do Programa Lado a Lado, que tem como objetivo fortalecer o vínculo entre familiares, cuidadores, equipe e paciente.

     Durante o encontro, os profissionais do NAIS abordaram temas como os cuidados com os pacientes, a importância do familiar/cuidador, primeiros socorros, prevenção de quedas, etc. Em 2019, mais de 250 cuidadores/familiares participaram desse tipo de encontro, explica Daiane Casagrande Lorencini, gerente de Promoção à Saúde.

  O Programa Lado a Lado é o acompanhamento de pacientes com patologias crônicas da UNIMED SJC, e existe há 6 anos. De acordo com a médica Margaret Queiroga, coordenadora de Medicina Preventiva, atualmente, mais de 1.600 pacientes são acompanhados pelo Programa, que tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos beneficiários, desacelerando a progressão da doença e diminuindo as complicações a longo prazo.

   “Este é um trabalho fundamental, que tem o envolvimento e o compromisso do atual Corpo Diretivo. “O trabalho da equipe multidisciplinar do NAIS é feito com a ajuda dos familiares/cuidadores, que recebem todas as orientações necessárias. Isso proporciona muito mais qualidade de vida a pacientes com doenças crônicas”, ressaltou o Dr. Gerson Vielas Alves, diretor de Promoção e Assistência à Saúde da Unimed SJC.

 

 

Publicações

Navegue nas páginas internas dessa sessão