O mundo moderno é cheio de expectativas, que vão chegando às dezenas todos os dias, trazendo para o nosso cotidiano um nível de estresse muitas vezes desnecessário. São cobranças quanto ao desempenho profissional, definições exigidas em relação à nossa postura em todos os aspectos, a aparência que outros julgam que devamos ter e por aí vai uma série interminável de exigências.

E se trazemos este tema para a mesa da família, sobre o que necessário consumir em matéria de alimentos, especialmente quando entra em cena a questão do excesso de peso, aí a discussão, bem como sugestões para a composição do cardápio, tem chance de jamais encontrar um meio termo.

Na verdade, antes de pensar em resultados secundários, os quais podem até contribuir para uma aparência saudável, é preciso considerar a saúde como o nosso bem maior. Bom lembrar que, embora a ciência caminhe a passos largos, com o controle e tratamento de muitas doenças, contribuindo assim para o aumento do ciclo de vida, a qualidade do que conhecemos por saúde não mudou muito ao longo do tempo.

Ninguém discute que os alimentos naturais, isentos de qualquer tipo de química, durante o desenvolvimento dos vegetais na natureza, bem como livres dos aditivos alimentares habitualmente adicionados durante o processamento, são o que existe de mais adequado e seguro para a manutenção da saúde. Alguém já disse que não deveríamos comer nada que as nossas avós ou bisavós não reconhecessem como comida.

O mais interessante é observar que pessoas que buscam, antes de qualquer coisa, a melhoria da saúde, por meio de boas escolhas alimentares, consumo  apenas esporádico de alimentos com conteúdo químico, água frequente e suficiente e uma vida ativa, acabam por chamar atenção por sua aparência, que sugere cuidado, beleza e atenção com o que de fato importa.

É o momento de pensar melhor sobre o que, de fato, desejamos, para investir certo e assim ter direito a uma vida saudável e feliz.    

 

Sheila Maria Costa e Castro
Nutricionista NAIS - Núcleo de Atenção Integral à Saúde

 

Publicações

Navegue nas páginas internas dessa sessão